ATENÇÃO: CAIXA publicou em 27/03/2020 o aplicativo SEFIP 8.40, com a tabela auxiliar do INSS 03/2020

NSU:  2020294
Enviado em:  19/03/2020

Titulo:    Nova versão SEFIP e Tabela Auxiliar INSS 03/2020.

Senhores Empregadores

Informamos que a tabela Auxiliar do INSS 03/2020 encontra-se em adequação para atendimento aos dispostos na Portaria SEPRT no 3.659, de 10 de fevereiro de 2020, com a implementação de novas faixas de incidencia na tabela de salário de contribuição e aplicação de novas alíquotas.

O programa SEFIP também passa por adequações para permitir a aplicação da nova Tabela Auxiliar, e a geração dos cálculos previdenciário de forma progressiva.

A prestação das informações a partir da competência 03/2020 deverão ser realizadas por meio da nova versão do SEFIP e da Tabela Auxiliar do INSS, a serem disponibilizados no site CAIXA e da Receita Federal, ainda neste mês.

Ressaltamos que as informações prestadas por meio de tabelas auxiliares desatualizadas, com apresentação de erro no cálculo previdenciário serão retidas em malha pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

Atenciosamente

Caixa Econômica Federal/Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil

Fonte: Caixa Posta de Mensagens Institucionais da Conectividade Social ICP

111 Replies to “Comunicado da CAIXA sobre nova versão SEFIP e Tabela Auxiliar INSS 03/2020”

    1. Sim saiu mesmo eu mesmo fiz a instalação do SEFIP com a nova tabela mais o calculo está errado e outra em exibir na tabel está valido até 12/9999 outra isto não procede enquanto isso a caixa fica soltando notas que deve ser entregue até 07/04 me digam como ????

  1. Já fechei as folhas e imprimi todas as guias. Quando a Cx. resolver liberar as tabelas e a atualização do SEFIP, já tenho todo restante pronto. 🙂

  2. SEM COMENTARIOS HOJE É DIA 27/03 SEXTA FEIRA E SEGUNDA É 30/03 E NADA DAS ATUALIZACOES, SERA QUE ELES SABEM QUE TEM RH DE ESCRITORIO COM MAIS DE 300 FOLHAS PARA TRANSMITIR, ACHO QUE NÃO NÉ

    1. Senhor Empregador

      A CAIXA informa que as adequações do programa SEFIP e da Tabela Auxiliar do INSS 03/2020, para atendimento ao disposto na Portaria SEPRT n 3659, de 10 de fevereiro de 2020, serão concluídas até o dia 31/03/2020.

      Os ajustes permitirão a prestação das informações e geração dos cálculos previdenciários progressivos, com a aplicação das novas faixas de incidência à tabela de salários de contribuição e a aplicação das novas alíquotas, atendendo grande parte dos empregadores.

      A prestação das informações da competência 03/2020 e seguintes deve ser realizada por meio do SEFIP atualizado e da Tabela Auxiliar do INSS 03/2020, para que as informações sejam corretamente prestadas, evitando-se a necessidade de retificações futuras.

      Os empregadores que possuem trabalhadores que prestam serviço a mais de um tomador no movimento nos códigos 150 ou 155, deverão declarar esses trabalhadores na forma abaixo:

      · preencher o campo Ocorrência com a indicação do código 05 na tela de cadastro para possibilitar a abertura do campo Contribuição Descontada do Segurado;

      · preencher o campo Contribuição Descontada do Segurado com o valor da contribuição devida pelo trabalhador, relativa ao respectivo tomador, calculada de forma progressiva e respeitando-se a tabela de salários de contribuição para a Previdência Social;

      Destacamos abaixo as principais orientações quanto ao disposto na MP n 927, de 22 de março de 2020, que versa sobre a suspensão da exigibilidade de recolhimento de FGTS das competências março, abril e maio de 2020, regulamentada pela Circular CAIXA n 893, de 24 de março de 2020:

      · A Medida Provisória 927/2020 concedeu ao empregador a possibilidade de suspender o recolhimento do FGTS das competências de março, abril e maio de 2020, com vencimento em abril, maio e junho de 2020, respectivamente.

      · Os empregadores que quiserem suspender o recolhimento do FGTS das competências de março, abril e maio de 2020, sem a cobrança de multa e encargos, devem declarar as informações dos trabalhadores via SEFIP, utilizando obrigatoriamente a Modalidade 1, até o dia 07 de cada mês.

      · O empregador que perder o prazo para declaração das competências terá o prazo limite de 20/06/2020 para encaminhar as informações via SEFIP.

      · Os Certificados de Regularidade do FGTS – CRF vigentes em 22/03/2020 ficam prorrogados automaticamente por 90 dias.

      · A suspensão do recolhimento de que trata a MP 927/20 não impede a emissão do CRF.

      · Os empregadores com contrato de parcelamento em curso que tenham parcelas a vencer nos meses de março, abril e maio de 2020, não terão impedimento ao CRF no caso de inadimplemento destas parcelas.

      · O recolhimento das competências suspensas será dividido em 6 parcelas. A primeira parcela vence em 07 de julho de 2020 e a CAIXA divulgará oportunamente as orientações quanto ao parcelamento.

      · Caso ocorra a rescisão do contrato de trabalho, o empregador está obrigado ao recolhimento das verbas rescisórias, se devidas, e o valor total das competências suspensas no prazo de 10 dias após a rescisão.

      · Se a rescisão ocorrer durante o pagamento do parcelamento das competências suspensas, as parcelas vincendas devem ser antecipadas e pagas no mesmo prazo de pagamento da rescisão.

      · Caso algum desses valores não seja pago no referido prazo, sobre eles incidirão multa e juros conforme a Lei n 8.036/90.

      Caixa Econômica Federal

      Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil

  3. Puxa vida !! até agora 27/03/2020 07:15 nada!!
    As prorrogações nos prazos dos pagamentos não nos tira a obrigação de transmitir, quero transmitir quanto antes, me livrar desta obrigação pra ir pra outras!!!

  4. Muito bonito isso, suspende o pagamento do FGTS, mas nos obriga a enviar a GFIP, o povo ibenutil , não sabe que para enviar a gfip temos que ter o sistema da sefip e a tabela inss atualizada, ou ele não liga a uma coisa a outra,

    1. Boa tarde! e se tratando de pro labore, a aliquota de marco/2020 ira passar para 14% ou continuara 11%…complicado é gerar, e depois ter que refazer tudo novamente !

  5. Consulta às 14h18 horário de Brasília: continua INDISPONÍVEL. Na caixa de mensagens da Conectividade ICP, a última mensagem é de 19/03 apenas informando sobre a publicação, sem dar previsão.

  6. SAIU UMA CIRCULAR CAIXA Nº 893 DE 24/03/2020
    fala sobre a suspensão da exibilidade do recolhimento FGTS
    1.1.1 continua nos obrigando a apresentação da declaração ao FGTS e a previdência.
    Mas sem a tabela auxiliar do mês de março, estamos impossibilitados de prosseguir.

  7. SAIU UMJA CIRCULAR CAIXA Nº 893 DE 24/03/2020
    fala sobre a suspensão da exibilidade do recolhimento FGTS
    1.1.1 continua nos obrigando a apresentação da declaração ao FGTS e a previdência.
    Mas sem a tabela auxiliar do mês de março, estamos impossibilitados de prosseguir.

  8. Hj, 26/03/2020, 09:44 hrs e nada. Tenho cliente que fecha folha dia 25, e pagam os funcionarios dia 30 de cada mês. Vamos ter que trabalhar de madrugada ? Essa CEF e RFB, são uma piada mesmo.

    1. Pode fechar sua folha normalmente, depois só aguardar pra enviar a Sefip, pelo menos aqui meus programas de folha de pagamento estão todos atualizados com as novas tabelas.

    2. Eu que nem sabia, acabei de processar a folha, fui transmitir o SEFIP e deu a mensagem.
      E agora ? suspendo a continuidade e depois só volto quando puder ? acabo não fazendo mais!!! em fim, coisas de governo, se houvesse demissões ninguém brincaria em serviço!!

      1. Consulta às 14h18 horário de Brasília: continua INDISPONÍVEL. Na caixa de mensagens da Conectividade ICP, a última mensagem é de 19/03 apenas informando sobre a publicação, sem dar previsão.

        Sistemas de Folha geram GPS, mas a GRF REF 03/2020, só pelo SEFIP, que precisa ser atualizado nas tabelas auxiliares, assim como efetuar o cálculo de acordo com a EC 103.

  9. POR FAVOR SENHORES DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL, LIBEREM LOGO URGENTE ESSA SEFIP ATUALIZADA PARA QUE POSSAMOS CONCLUIR E ENTREGAR TUDO NO PRAZO, TEM QUE HAVER RESPEITO PARA COM TODOS OS CONTADORES SOMOS TRABALHADORES, ENTÃO LIBEREM LOGO NÃO FIQUEM COMPLICANDO NOSSAS VIDAS.

    1. Cadê a atualização dos auxiliares de INSS comp. 03/2020, estamos sem poder começar nenhum outra serviço, pois estamos esperando os auxiliares para passar as GFIPs. Estamos de mãos atadas sem saber o que fazer. Ai quando lançarem os auxiliares o site da caixa fica super lotado e acaba não funcionando como de costume. Uma vergonha isso!!!

  10. Acho que eles não entederam ainda, governo prorrogou apenas o pagamento do FGTS, o pagamento de salários ainda continua para o 5º dia útil do próximo mês, então temos que transmitir as nossas folhas para enviar aos clientes, e isso demanda tempo.

  11. ISSO É UMA VERGONHA PARA OS SISTEMAS DA CAIXA, PORQUE O GOVERNO PUBLICOU ESSAS ALTERAÇÕES DESDE JANEIRO/2020 E AINDA NÃO ATUALIZARAM.

  12. Nossa a tabela Auxiliar do INSS esta na receita e quando será liberado hoje dia 25/03/2020 nada , será que irão esperar o Covid-19(Corona virus ) acabar pra voltar a trabalhar ,pois eles tem como receber e pagar sua contar e nós ficamos a merce de um pessoa para pode diz ok

  13. eu que me programei para me adiantar com o fechamento das folhas sem informações devido a entrega da RAIS e a Declaração do Imposto de Renda, ai vem a caixa com essa atualização da SEFIP e Pá, me retrocede e prossegue o enterro.

  14. EU TENHO POR MIM QUE ESSE PESSOAL NÃO SABE FAZER O NOVO CALCULO
    POR ISSO A DEMORA
    GENTEEEE PASSA AQUI PRA GENTE QUE FAZEMOS PRA VOCÊS

  15. Caixa, nos passe uma posição. Qual a programação para liberarem essa tabela?
    Vergonhosa essa situação, cada dia pior esse sistema. Quando liberarem a tabela provavelmente o site da conectividade não suporte tantos envios e trave, como já de de costume.

  16. Pouca vergonha o SEFIP desde quando começou até hoje nunca funcionou, alem do atraso para disponibilizar a tabela auxiliar do INSS de 03/2020, o
    atendimento do Suporte Tecnico atraves do fone: 30041104, ninguem sabe orientar. Quando tinha o 0800, era otimo, os serviços da CEF. para atendimento ao FGTS e orrivel. O sistema do SEFIP devia passar para a Receita Federal que mais eficiente.

    1. O pior está para acontecer, versão nova de SEFIP, os nossos sistemas terão que gerar arquivos conforme os novos Layouts, nossos TIS terão tempo para atualizar os sistemas, depois as empresa se danem para enviar as informações até 07/04/2020, se não, ecebe um presente “multa”

  17. Eles não fazem questão de ver que mesmo estando em homeoffice nos temos de cuidar de várias empresas e seus empregados ,ou seja, meinhas folhas estão fechadas e ate agora nada de gerar a gfip

  18. A portaria SEPRT no 3.659, foi publicada em 10 de fevereiro de 2020 e somente em 19/03/2020, publicaram o comunicado,o pior é que de 10/02 até hoje(25/03)não publicaram, será que é tão difícil assim disponibilizar, não dá para entender.
    Tudo que é do Governo é assim, ninguém se responsabiliza.

  19. Por favor senhores dirigentes Caixa Econômica Federal, atualizem essa Tabela GFIP temos um prazo em nosso Órgão Setorial.

  20. Creio que a promessa de sair ainda este mês deverá se cumprir como esta no comunicado da Caixa. O que esperamos que venham as atualizações testadas e sem problemas, pois o tempo urge. Quanto a geração das folhas o sistema de folha, pelo mensos no meu caso, e-contab já está atualizado, o problema é apenas na geração das Gfip…

  21. só pode ser petista esse programador da caixa.
    ja é final de mes e nao temos a tabela ainda.
    bando de comunista que não trabalha e nao sabe o tanto de serviço que nos temos.

  22. Prezados,

    Sabe quando sairá as tabelas do INSS, para competência 03/2020?

    Aguardo respostas com a informação e o caminho

  23. Gente estou entrando entrando em panico, quanta falta de informação
    6 dias para acabar o mês, empresa parando e já querendo as folha
    como vamos resolver isso???

      1. Hoje, dia 25/03/2020 e ainda não temos como gerar o FGTS REF. 03/2020, pois ainda não publicaram o link para atualização, que absurdo!!

      2. Hoje, dia 25/03/2020 e ainda não temos como gerar o FGTS REF. 03/2020, pois ainda não publicaram o link para atualização, que absurdo!!

  24. Caixa econômica como sempre está de parabéns! A tabela já foi divulgada faz tempo e os caras não atualizaram ainda. Santa incompetência. Nós contadores como sempre ficando a mercê desta porcaria! Revoltante!

  25. Impressionante como a classe contábil é desvalorizada, estamos tentando entregar tantas obrigações e ainda vem uma notícia desse tipo pra desmotivar ainda mais. CEF queremos retorno pois na hora de ficar ate tarde da noite não temos ajuda nenhuma para fechar folha dentro do prazo.

  26. Essa porcaria massa fálida..governo incompetente, não sabe somar 1+1…sempre essa merda ….e agora como fica..nenhum zé rruela da passar uma informação….CEP fecha as portas…lixo

  27. Gostaria de Saber onde está o SESCON, CRC, outros raios de órgãos de classe que não brigam pelas suas categorias.
    Até agora não vi nem um comentário desses “órgãos”. e nem um manifesto cobrando essa porcaria de TI da CEF que se mete a fazer o que não sabe. Se não tem competência assume que não tem e privatiza essa porcaria.
    Alias o boleto para pagamento da anuidade chegou no prazo certo.

  28. lamentavel, os gestores da CEF E DA RECEITA ATRASAM ESSAS ATUALIZAÇÕES, COMO TABELA AUX DE MARÇO E OUTRAS COISAS COM O ÚNICO PROPOSITO, FORÇAR O CONGRESSO NACIONAL A APROVAR A REFORMA ADMINISTRATIVA . O OBJETIVO É ESSE. O GOVERNO ENTÃO DIZ OLHA NADA FUNCIONA SEM A REFORMA ADMINISTRATIVA

  29. Gente, quando a CEF vai disponibilizar essa nova Sefip e essa tabela de Auxiliar tá demorando de mais, já estamos na época de fechamento de folha de pagamento e ate agora nada poderiam ser mais ágeis já que sabiam dessa mudança.

  30. Todos os fornecedores de sistemas de folha de pagamento, atualizaram o sistema com antecedência, mas o departamento de informática da CEF, que deve ter algumas centenas de técnicos, vai ser o último a atualizar. Faz uma licitação, entrega para a iniciativa privada e fecha o setor de informática da Caixa.

  31. geral chateado com a CEF, mas sabem como calcular na mão a nova tabela do INSS? Ou se der ruim vão colocar culpa no sistema como se ouve bastante por aí?…Aff

  32. Estou cagando se a sefip ficará pronta ou não se entregar atrasado não pagarei multa mas uma coisa é certa o mundo está morrendo devido a um vírus criado pelos chineses e não vejo ninguém falando em processar o governo da CHINA.

  33. Tudo … uma verdadeira merda.
    Toda vez que precisamos contar com a CEF, da nisso.
    É simplesmente impressionante como o departamento de RH e DP são desvalorizados.
    Nos matamos de tanto trabalhar pra nada.
    Gostaria muitooo de ser irresponsável como os que trabalham na CEF.

  34. 30 anos neste setor e nunca conseguiram fazer um sistema competente alem de mudarem as leis mais nao se lembram que para recolhimentos tem qie ter os programas que pra fazer uma guia da calo no dedo de tanto clicar cambada de imcopetente proxima vez primeiro preparam os programas necessarios pra depois soltar as leis

  35. Nada mudou na CEF. Entra governo sai governo e a burocracia da Caixa é a mesma. Bando de tecnocratas incompetentes. A começar que para gerar uma GFIP tem que fazer várias operações desnecessárias. O Programa SEFIP deveria ser mais operacional. Também administrado pela Receita só poderia dar nisso. O pior é que se erramos cai na malha da receita que sem dó aplica uma multa de 200,00 para as Simples e 500,00 para as não Simples. Qundo vão desburocratizar, modernizar e operacionalizar a máquina do Estado emperrada e com peças obsoletas e enferrujadas.

    1. Bom Dia:

      Tentando fazer Sefip e ainda nada da tabela auxiliar 03/2020 ,isso é absurdo e mais ainda a dificuldade de enviar a conectividade.
      É muita incompetência .

  36. Será que é difícil elaborar essa tabela. Precisamos desse download para ontem.
    Onde estão os responsáveis de
    TI. Sabiam que haveria mudanças e deixaram para a ultima hora. Que droga de País é esse. Nada funciona!!!!!!

  37. É simplesmente INACEITÁVEL os argumentos e ameaça da CEF, que além de não fazer a parte que lhe cabe, ameaça o contribuinte. A portaria n. 3.659 foi editada em 10/02/2020. Mais de trinta dias não suficientes? Desde do dia 1/3/2020 estamos precisando desta Tabela. Concordo que este “Desserviço” seja terceirado, entregue para uma empresa de TI tomar de conta. CEF é a “cara” deste governo Lento, Incompetente e atrapalhado.

  38. Brasil, país do retrocesso e da morosidade bur(r)ocrática liderada por um bando de ignóbeis cuja única função é atrapalhar o andamento de quem com seriedade tenta levar esse país falido nas costas. Todo ano é a mesma lenga-lenga com esse diabo de Tabela Auxiliar do INSS que sempre demora 30 dias para ser liberada e por fim, nós do RH que nos arrebentamos depois colocando o serviço em dia por incompetência de terceiros. Privatiza logo essa CEF de uma vez!.

  39. Enquanto não sai a versão atualizada, podemos fazer as folhas, rescisões e férias normalmente, usando a nova tabela, somente não podemos fazer ainda a gfip. Se as rescisões e férias que já foram feitas, seguiram a nova tabela, não terá problema com a gfip.

  40. E as rescisões ja fechadas serão recalculadas, porem as verbas rescisórias já pagas prejudicam o trabalhador, em uma ação ou fiscalização
    por erro de calculo na TRCT quem será responsabilizado

    1. As rescisões não terão problemas, pois os programas já estão calculando correto, digo pelo meu que é o programa Phoenix, nosso único problema por enquanto é não conseguir usar o Sefip.

  41. A atitude da CEF, combina com o Brasil, combina com o Presidente. ” na desordem”
    E as empresas que pagam salários dia 30? que precisam fechar a folha de pagamento com antecedência e enviar o FGTS para o financeiro?

  42. Grandes incompetentes, funcionários que não acompanham a realidade dos profissionais, erre uma vírgula e ganhe uma multa de 500,00 no lombo, agora eles podem errar a vontade que nada acontece.

  43. Sem noção no que comentam, e ainda ameaçam o contribuinte, ridículos:
    Ressaltamos que as informações prestadas por meio de tabelas auxiliares desatualizadas, com apresentação de erro no cálculo previdenciário serão retidas em malha pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

  44. Sem noção no que comentam, sem noção nenhuma, e ainda ameaçam o contribuinte, ridículos:
    Ressaltamos que as informações prestadas por meio de tabelas auxiliares desatualizadas, com apresentação de erro no cálculo previdenciário serão retidas em malha pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

  45. mais uma vez o setor público fica brincando ao invés de agir, libera logo essa merda de tabela ai que eu to precisando.

  46. RAÇA DE INCOMPETENTES! ESTOU PRECISANDO FAZER UMA TRANSFERÊNCIA DE TRABALHADOR E DESDE A SEMANA PASSADA NESSA PALHAÇADA!! SEM CONTAR QUE JÁ ESTAMOS EM ÉPOCA DE FECHAMENTO DE FOLHA DE PAGAMENTO

  47. Esta tabela progressiva está aprovada desde novembro de 2019, mas como o governo gosta de dar “belos exemplos”, temos que ficar à mercê destes incompetentes que aliás estão demorando demais pra atualizar a DESGRAÇA que é aquele sistema SEFIP. E pasmem, na nota acima ainda é citado que a atualização deve estar pronta e divulgada ainda este mês!!!. Ora cara pálida… TEM QUE SER NESTE MÊS.

  48. É lamentável o comportamento da caixa em deixar para última hora a atualização do sistema que já deveria estar pronto no início do mês.
    Especialmente neste período de pandemia em que se orienta o esvaziamento dos escritórios.

  49. Deixam tudo para última hora e depois quem paga o pato são os contadores porque o pife sistema da caixa não consegue suprir as demandas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *